DIA DO BIOMÉDICO
20 de Novembro
No dia 20 de Novembro é comemorado no Brasil o Dia do Biomédico, uma área de atuação consideravelmente nova, mas de grande importância.
A Biomedicina surgiu no Brasil em 1966 e desde sua origem o curso passou por diversas modificações curriculares, ampliando as suas habilitações e qualificando seus profissionais na área de saúde.
“O Biomédico é o profissional responsável por realizar exames que possibilitem o diagnóstico por imagem, elucidar crimes por meio de análises de tecidos na Polícia Federal ou Civil, realizar exames de biologia molecular, pesquisar e desenvolver produtos obtidos por biotecnologias, fazer manipulação de microrganismos para que possam ser industrializados como medicamento e executar exames clínicos em laboratórios e hospitais para ajudar a identificação de agentes causadores de patologias humanas, entre outras funções.
O Biomédico é responsável também pela identificação, classificação e estudo dos microrganismos causadores de enfermidades. Ele desenvolve medicamentos e produz vacinas para combatê-las. Faz exames e interpreta os resultados de análises clínicas, para diagnosticar doenças e análises gramatológicas para verificar contaminações em alimentos. ”(Fonte: site oficial do: CFBM- Conselho Federal de Biomedicina)
No geral, a formação em Biomedicina capacita o estudante para entrar no mercado de trabalho e realizar suas funções com qualidade.
Suas principais áreas são:
- ANÁLISES CLÍNICAS
- ANÁLISES AMBIENTAIS
- INDÚSTRIAS
- ANÁLISES BROMATOLÓGICAS
- BIOLOGIA MOLECULAR
- GENÉTICA
- REPRODUÇÃO HUMANA
- CITOLOGIA ONCÓTICA
- BANCO DE SANGUE
- IMAGENOLOGIA
O mercado de trabalho para Biomédico cresce principalmente na indústria farmacêutica, setor de saúde publica e na estética.
Um profissional da área da saúde publica, por exemplo, é solicitado para lidar com epidemias. Sendo um diferencial profissionais com a bioinformática campo do conhecimento que usa recursos computacionais para construir modelos de moléculas que compõem os seres vivos. Além disso, tem crescido o numero de concursos públicos para biomédicos atuarem na área criminalística.